Alta de 2,1 pontos foi influenciada tanto pela melhora do cenário econômico atual quanto das expectativas de mercado para os próximos meses

Índice de Confiança da Construção (ICST), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 2,1 pontos em junho na comparação com maio, chegando a 82,8 pontos. A alta foi influenciada tanto pela melhora da situação atual quanto das expectativas para os próximos meses.

“A confiança do empresário da construção vem oscilando bastante desde janeiro, refletindo o ambiente de incertezas elevadas para o investimento. O semestre termina com uma melhora significativa dos indicadores, mas que não repõe as perdas dos últimos meses. Assim, a percepção dominante é que ao longo do semestre a atividade encolheu e aumentou o pessimismo”, avaliou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE.

O Índice de Situação Atual, que apura a confiança do empresário da construção no momento presente, aumentou 1,2 ponto no mês de junho e alcançou 73,6 pontos. O indicador foi impactado pela percepção de melhora dos empresários sobre a situação atual da carteira de contratos, que subiu 1,4 ponto e atingiu 72,1 pontos, e da melhora da situação atual dos negócios, que avançou 1,1 ponto, para 75,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-CST) – cálculo da confiança do empresário da construção para os próximos meses – cresceu 3,1 pontos, chegando a 92,5 pontos. O resultado se deve tanto ao indicador de demanda prevista, que avançou 3,8 pontos e chegou a 93,2 pontos, quanto pelo indicador de tendência dos negócios, que aumentou 2,4 pontos, alcançando 91,9 pontos e interrompendo uma queda de quatro meses consecutivos.

Além disso, o Nível de Utilização da Capacidade do setor (Nuci) teve alta de 2 pontos percentuais e alcançou 68,3%.

 

Fonte: AECweb